segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Jogo da Imitação



Escrito por: Graham Moore



Produzido por: Nora Grossman, Ido Ostrowsky e Teddy Schwarzman


E direção de: Morten Tyldum

     O filme conta a história de Alan Turing, um matemático, lógico, criptoanalista (pessoa que tenta descobrir o texto cifrado e/ou a lógica utilizada em sua encriptação) e cientista da computação britânica. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou na inteligência britânica, num centro especializado em quebra de códigos. O criptoanalista levou um grupo de estudiosos no projeto Ultra, a fim de quebrar os códigos de guerra da Alemanha Nazista, mas durante o longa-metragem ele é investigado por dois policiais após uma invasão em sua casa, devido a falta de registros em guerras e a seu comportamento.
Ajudou a salvar milhões de vidas e mais tarde condenado por descobrirem sua homossexualidade, Alan Turing foi encarregado de decifrar os códigos nazistas, e sobre muita desconfiança alheia, após ser suspeito de ser um espião e também desconfiança sobre sua ideia de criar uma máquina, ele desenvolveu o primeiro computador do mundo, que servia para desvendar diariamente os textos cifrados dos alemães. Essa atividade, segundo avaliações, encurtou a guerra em aproximadamente 2 anos, pois depois de diversos ajustes e reparos ela começou a realizar o desejado, desvendar a criptografia do inimigo, e assim, saber os seus próximos passos.
      O Simpósio Saad 2015, trará uma palestra sobre a importância da criptografia durante a segunda guerra mundial, seguindo o objetivo deste trabalho, que não busca apenas compreender o conflito, mas também entender o presente a partir de temas que dela geraram.


Bruno Vinicius de Oliveira Silva

E.M.E.F.M. "Professor José Ezequiel De Souza"









Nenhum comentário:

Postar um comentário