Um grande desafio da educação hoje em dia é, e, pode-se dizer, sempre foi, como fazer os alunos se interessarem pelo conhecimento. A forma encontrada pelos professores Gustavo Miragaia e Carolina Lobo foi a realização de um Simpósio, organizado com participação de extrema importância dos próprios alunos do Ensino Médio da Escola Saad.
O ano de 2014 foi marcado pelos 50 anos da Ditadura Militar, logo era apropriado tornar este o tema do evento. Foram chamados mestres e doutores professores de unversidades, que trouxeram reflexões e explicações sobre o período, por meio de palestras e mesas redondas, de forma a desenvolver o senso crítico e o conhecimento dos visitantes.
Contando também com danças e uma apresentação teatral, o Simpósio atraiu atenção das mídias da região e foi um sucesso com presença de, além dos alunos da escola Saad, visitantes de outras escolas e, até mesmo, daqueles que não são estudantes mas se interessaram pela iniciativa. Realmente, a ideia de realizar um evento de caráter acadêmico voltado a alunos de Ensino Médio foi inovadora. Muitos diriam que seria um fracasso por julgarem haver grande desinteresse pelo assunto da parte dos alunos pré-universitários, mas a dedicação dos alunos e dos professores da Escola Saad provou que realmente os adolescentes e jovens buscam e se interessam pelo conhecimento, especialmente quando apresentado de forma criativa e descompromissada.
“Muitos alunos que são considerados academicamente ruins, brilharam nesse evento de maneira fora do comum. Democracia também é isso, é mobilizar as habilidades das pessoas, é potencializar cada um com a sua habilidade, com a sua competência.”, disse o professor Gustavo Miragaia em entrevista ao Almanaque Urupês.
Assim, depois de receber até mesmo homenagem da Câmara Municipal de Taubaté, nada mais natural que, neste ano de 2015, continuar a iniciativa com o Segundo Simpósio Saad, cujo tema já foi decidido: a Segunda Guerra Mundial e seus efeitos atuais no cenário geopolítico internacional. Agora com as experiências acumuladas do ano passado, esse Simpósio tem tudo para ser ainda melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário